Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Última Modificação: 21/02/2024 07:31:43 | Visualizada 49 vezes
etomada das aulas ocorreu na quinta-feira (15).
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A rede municipal de ensino de Mariápolis retomou as aulas na última quinta-feira (15), iniciando assim o primeiro semestre letivo de 2024. Antes da retomada os educadores e as equipes escolares vivenciaram capacitações em diferentes áreas ampliando as ferramentas e instrumento para a atuação na formação escolar das crianças.
Como explica o secretário municipal de educação, Rodrigo José Soares, um dos destaques nessa retomada é a implantação do ensino em tempo integral na Escola Municipal (Emef) Nelson Magnani, para estudantes do primeiro ano, o que vai progredindo com o avançar dessa turma inaugural.
Nessa escola são 166 estudantes matriculados, onde aqueles matriculados no primeiro ano passam a vivenciar o aprendizado escolar em tempo integral. A disponibilização dessa nova modalidade de ensino atende os parâmetros da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, desafio também presente no Plano Municipal de Educação.
Na educação infantil também foram retomadas as atividades na Creche-Escola Rute de Oliveira Casoti e na Creche Pro-Infância Valdemir Magnani. Em cada uma das duas unidades escolares estão matriculadas cerca de 80 crianças.
Formação das equipes escolares
Antecedendo o período letivo, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou capacitação aos professores e demais profissionais. As iniciativas visam ampliar a carga e informação e conhecimento, buscando aprimorar a atividade escolar e os resultados.
Conforme o dirigente municipal Rodrigo José Soares, essa etapa anterior ao início das aulas foi focada no planejamento estratégico para o ano de 2024. Além das atividades de formação, foram realizadas reuniões com professores para elaboração do projeto pedagógico e atribuição dos professores para as salas.
Uma das formações, para toda a rede, teve o tema “Inteligência emocional, autoconhecimento e autocuidado”, com profissionais do Sistema SIM de ensino da FTD Editora, dirigida a professores, diretores, coordenação, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) e merendeiras, entre outros profissionais da atividade escolar. O sistema de ensino foi introduzido em 2022 na educação municipal.
Fo realizara também, para toda a rede, a formação com o tema "Os transtornos do neurodesenvolvimento" conduzida pela neuropsicopedagoga Adriana Carvalho, pelo Centro Especializado em Intervenção Comportamental (CEI), de Presidente Prudente.
Merenda de qualidade
Outro tema abordado em atividades de formação foi direcionado às merendeiras da rede escolar do município, em capacitação conduzida pela nutricionista da educação, Mara Pelloi, sobre boas práticas na manipulação de alimentos.
Em uma recente postagem nas redes sociais o prefeito Ricardo Watanabe destacou os investimentos e a especial atenção com a merenda escolar. “Criança bem alimentada tem pleno desenvolvimento e melhora o desempenho nos estudos”, postou o dirigente municipal.
Fonte: www.sigamais.com