Sexta-feira, 07 de outubro de 2022
Última Modificação: 07/10/2022 10:26:41 | Visualizada 89 vezes
Serão realizados exames para avaliação completa da saúde da mulher. Coleta será nos dias 22 e 29 de outubro.
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde de Mariápolis divulgou uma agenda para este mês de outubro, com ações especiais para a atenção à saúde da mulher, com exames laboratoriais para diferentes avaliações e a coleta de materiais biológicos para o exame preventivo Papanicolau.
Conforme divulgou o órgão municipal, além dos programas de rotina na atenção básica, disponíveis o ano todos a todos os moradores, as mulheres terão um atendimento especial neste mês, dentro da campanha “Outubro Rosa - Todas juntas na luta contra o câncer”.
O protocolo especial prevê um check-up às mulheres com exames de hemograma, glicemia, triglicérides, ácido úrico, creatinina, TGO, TGP, TSH, T4 L, urina 1, urocultura com antibiograma, colesterol total e HDL, LDL, VDL e Não-HDL, como também o exame preventivo Papanicolau.
A coleta dos materiais para exames vai ocorrer em dos dias – 22 e 29 de outubro – na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ary Toledo Silva, em frente à Igreja Matriz.
Saiba mais sobre os objetivos da campanha Outubro Rosa
A data Outubro Rosa é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Fonte: www.sigamais.com