Quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Última Modificação: 18/11/2021 14:09:13 | Visualizada 146 vezes
Transparência: Secretaria de Saúde de Mariápolis informa sobre caso da variante Delta na cidade
Ouvir matéria
No feriado de 15 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mariápolis utilizou suas redes sociais para informar sobre a ocorrência de um caso da variante Delta da Covid-19 na cidade. Segundo o órgão, o paciente já foi curado.
Na publicação, a Secretaria Municipal de Saúde reitera que a população mantenha todos os cuidados já conhecidos desde o início da pandemia. “Vamos continuar com as medidas protetivas do Covid-19. A doença ainda não acabou. Vamos se cuidar e cuidar do próximo”, reitera. Veja o comunicado:
Na microrregião, já foram divulgados casos da variante Delta em Adamantina (1), Lucélia (7), Inúbia Paulista (8).
Orientações
A detecção da variante Delta se dá por sequenciamento genéticos das amostras de casos positivos da doença. São classificadas como "variantes de atenção" pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o sequenciamento é um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. “Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante”, diz o órgão. “As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid-19”, destaca.