Quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Última Modificação: 25/11/2020 08:21:50 | Visualizada 418 vezes
Ouvir matéria
Na 146ª coletiva de imprensa sobre as ações de enfrentamento da pandemia de coronavírus, o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (23), direto do Instituto Butantan, as mais recentes informações sobre a doença e a vacina que o Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac estão desenvolvendo.
Nesta que é a 48ª semana epidemiológica, a equipe de saúde do governo paulista informou os seguintes dados epidemiológicos. Verificou-se uma queda no número de casos de coronavírus, ao mesmo tempo que um aumento de 17% no número de internações. Hoje são 1180 pacientes internados em UTis no estado. Número este bastante inferior ao de junho, que alcançou cifras superiores a dois mil pacientes internados.
“Hoje em SP atingimos no total 1,2 milhão de casos de coronavirus, com 41 mil óbitos”, afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 47%. Mais de um milhão de pessoas se recuperaram da doença, sendo 130 mil as altas hospitalares daqueles que estiveram em UTIs hospitalares.
O Governo de São Paulo e o Instituto Butantan confirmaram que o estudo clínico da CoronaVac chegou à fase final e os resultados sairão na primeira semana de dezembro. A previsão é que doses estejam disponíveis até janeiro de 2021.
“A celeridade do Instituto Butantan pode permitir que a CoronaVac seja a primeira disponível para nossa população. Só com a vacina viveremos o nosso normal”, afirmou o Secretário de Saúde Jean Gorinchteyn.
Na última semana, o primeiro lote com 120 mil doses chegou a São Paulo, tornando o Brasil o primeiro país da América Latina a receber uma vacina contra o coronavírus. A expectativa do Governo do Estado é que o Butantan obtenha a aprovação da Anvisa ao imunizante até janeiro
“Estamos muito próximos de ter uma vacina disponível para o Programa Nacional de Imunizações. Esperamos que haja incorporação dessa vacina, que é mais uma do Butantan. Essas notícias colocam nossa vacina como a mais próxima de utilização aqui no Brasil. Cada dia com vacina faz diferença”, disse Dimas Covas, Diretor do Butantan. Por: Assessoria de Imprensa