Quinta-feira, 08 de março de 2018
Última Modificação: 08/03/2018 10:47:34 | Visualizada 447 vezes
Ouvir matéria
Os integrantes do Projeto Melhor Idade de Mariápolis estão participando através do CRAS, de aulas de capoterapia com o capoterapeuta Lucas Nóbrega, todas quartas-feiras, das 8h30 às 9h30, no estádio municipal Dr. Benedito Antonio João, após as atividades do professor Hudson dos Santos.
Capoterapia
A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.
Praticantes jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais podem praticá-la.
As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.
Os exercícios dos grandes grupos musculares colocados no início da sessão de treinamento reduzem a fadiga e permitem agir com maior intensidade e repetição nos mesmos.
Benefícios da Capoterapia
A prática do esporte como a capoeira ou a capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante estimulando sempre a constante prática do exercício.
Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante. A capoeira também gera uma melhora da "performance" cardiorrespiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante.
Benefícios estes que colabora com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, porque os idosos passam a ter mais qualidade de vida.
Fonte: www.leiaopovo.com.br